Ponte sobre o rio Moju não recebeu manutenções corretas em 17 anos


Desde a sua inauguração, há 17 anos, a ponte sobre o rio Moju não recebeu as devidas manutenções preventivas contra as corrosões e desgastes naturais e inclusive foi veiculado nas redes sociais e TV em 2014 e 2018 um vídeo evidenciando as condições deteriorantes dessa ponte.
ESPAÇO PUBLICITÁRIO


Em janeiro de 2019 uma equipe de Engenheiros do Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria à pedido do governador Helder Barbalho e foi constatado que haviam algumas estacas comprometidas e que precisavam de manutenções, contudo não comprometiam em geral a segurança da ponte.

Para evitar qualquer tipo de novo desastre, as pontes da alça viária devem receber as devidas manutenções preventivas e ser executado alguma solução estrutural de proteção denominada de Sistema em Dolfins; Sistemas em Estacas ou Sistemas Flutuantes. Os Dolfins e as estacas são sistemas fixos capazes de proporcionar proteção total aos pilares que protegem.
  • Vítimas seguem desaparecidas e área apresenta riscos à navegação, alerta Capitania
  • Balsa Vó Maria, que causou acidente em Moju, não podia trafegar; veja os vídeos!
Os sistemas flutuantes, apesar de parecerem mais frágeis e serem de fato mais adequados a proporcionar uma proteção parcial, ou seja, uma proteção capaz de suportar colisões não-frontais e/ou colisões a baixas velocidades, ou absorver parte da energia no caso de uma colisão frontal.
Tem-se conhecimento de sistemas flutuantes dimensionados para parar embarcações de grande porte a altas velocidades, como a que provou o desabamento da ponte, e que garantem um nível elevado de segurança, evitando desastres como o ocorrido neste sábado.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Blog do Grande no (91) 99260-4599
Fonte:(Deivison Guerreiro/ Engenheiro Civil)


Ponte sobre o rio Moju não recebeu manutenções corretas em 17 anos Ponte sobre o rio Moju não recebeu manutenções corretas em 17 anos Reviewed by Alexandre Meireles on abril 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário