Efetivo de 430 novos policiais militares vai atuar na RMB após saída da Força Nacional


 A partir de amanhã da próxima quarta-feira (26), 430 novos policiais militares vão atuar, com ações ostensivas e preventivas, em sete bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB). Com o final das atividades de 200 agentes da Força Nacional na RMB, que atuaram no período de 25 de março a 25 de junho, os novos soldados já estarão apostos para cobrir os bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Bengui, na capital; Icuí, em Ananindeua; e Centro, em Marituba. 

As áreas escolhidas fazem parte do Territórios pela Paz (TerPaz), projeto do Governo do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os novos militares contarão também com 64 viaturas quatro rodas e 155 motocicletas.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

A nova turma teve um diferencial durante a formação, já que foi capacitada para utilização de armamento fuzil 7.62, necessário em casos de ações de maior complexidade; além do curso de agente de trânsito, realizado em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA); capacitação em motopatrulhamento e curso sobre territórios de pacificação.

Ainda segundo a Segup, os novos policiais darão continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pela segurança pública, mantendo os resultados positivos na redução da violência, como foi constatado no período de 1 a 22 de junho, que apresentou queda de 49% nos casos de homicídios registrados na RMB, comparando os anos de 2018 e 2019.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a Força Nacional permaneceu na RMB pelo período necessário, enquanto foi formado um novo efetivo. "Para que esses novos policiais pudessem dar continuidade às ações de intensificação de policiamento nos sete bairros que apresentavam alto índice de crimes. Saem esses 200, mas entram 430, não teremos perdas, mas, sim, aumento", explicou. 

Ainda segundo o secretário, há previsão da Força Nacional voltar para atuar em Ananindeua. "Futuramente, a Força Nacional pode voltar para o território paraense em razão de um Programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa contemplar cinco municípios do Brasil, um de cada região. No Norte será Ananindeua. A previsão de retorno é tão logo seja lançado o projeto pelo Governo Federal", disse.

"No entanto, parte do efetivo da polícia judiciária da Força Nacional continua em Belém para acompanhar esse projeto em Ananindeua. Apenas a Força Nacional ostensiva e parte da polícia judiciária que retornaram para Brasília, podendo voltar quando começar o projeto" explicou. "E vamos apresentar, no início de julho, um balanço de janeiro a junho deste ano sobre a dinâmica da criminalidade e a redução nesse período", adiantou o secretário.
Fonte: ORM
Efetivo de 430 novos policiais militares vai atuar na RMB após saída da Força Nacional Efetivo de 430 novos policiais militares vai atuar na RMB após saída da Força Nacional Reviewed by Alexandre Meireles on junho 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário