Adesão do Pará: celebrar o quê? - Professora Lucianny Neves em uma análise sobre essa data tão importante para os paraenses



Assim aconteceu essa "revolução" que não mudou absolutamente nada. Nós, paraenses, deixamos de pertencer ao império português para pertencer ao império brasileiro (o que foi quase nada), porém para as pessoas comuns negras, índias e pobres, não houve mudança. 
Foi realmente um GOLPE! 
Vou explicar: Uma esquadra formada por 100 homens sob o comando de Grenfell, que tinha apenas 23 anos,  contra toda a  população de Belém, que na época, era de pelo menos 15 mil pessoas, chegou, contou uma "historinha" de que muitas outras esquadras estariam chegando ao Pará e que, o mesmo precisava aderir a independência e se tornar parte do Brasil por bem ou por mal (mais ou menos assim). Obviamente, não havia possibilidade de confronto. 
A partir daí, a manutenção do poder com a adesão resultaria, em revoltas como a do Brigue Palhaço, e a repressão contra os movimentos populares naquele momento também culminou na Revolta da Cabanagem. 
Desta forma, venhamos e convenhamos, se não fosse por esta união entre o Pará e o Brasil, nossa situação hoje poderia ser bem diferente. Poderíamos ter evoluído para um reino unido a Portugal ou ao Brasil ou mesmo para um país independente. Portanto, festejar, celebrar esta data não faz tanto sentido quanto tentam imbutir nas cabeças das pessoas e dos alunos nas escolas.
Lembrar e comemorar esta data ainda nos dias atuais, mediante tanta ausência  de ordem, de progresso, de desenvolvimento... não faz o menor sentido! 
Celebrar um blefe que não nos elevou em nada???? Só sendo coisa do nosso Brasil!
Contudo, mantendo o bom senso e a esperança, podemos concluir que não é exclusividade do Brasil  passar por tantas intempéries, até os USA passaram por momentos ruins no período de sua colonização, mas conseguiram ser a nação que é hoje. Sendo assim, precisamos ter visão de futuro positiva e, pra começar, podemos  fazer o possível para mudar a história do nosso Pará, tendo como primeiro passo afastar essas famílias que "assaltam" nosso Estado desde sempre e fazem dele sua principal fonte de renda, enquanto a grande maioria da população  vive de migalhas, bem como era à epoca da ADESÃO. 
Após 195 anos como parte do Brasil, o Estado do Pará ainda não conheceu os tão sonhados dias de glória da INDEPENDÊNCIA!
Como diria o célebre professor historiador, Daniel Moy,  "De fato,  ninguém escapa! A história continua sendo feita! Façamos também a nossa!".

Lucianny Neves - Professora
Adesão do Pará: celebrar o quê? - Professora Lucianny Neves em uma análise sobre essa data tão importante para os paraenses Adesão do Pará: celebrar o quê? - Professora Lucianny Neves em uma análise sobre essa data tão importante para os paraenses Reviewed by Alexandre Meireles on agosto 14, 2018 Rating: 5

Um comentário