Auditoria do Estado investiga se reitor da UEPA forjou título de doutor para assumir o cargo em 2017

Rubens Cardoso é reitor da UEPA desde 2017 - Crédito: Reprodução - UEPA

A Auditoria Geral do Estado (AGE) investiga denúncia contra o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso da Silva. O professor é acusado de forjar o curso de doutorado para concorrer ao cargo de reitor para o qual foi eleito em 2017 para administrar a instituição até 2021.
Rubens Cardoso é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com especialização em Heveicultura, mestre em Economia Rural, segundo demonstra seu currículo lattes, que também aponta o título de doutor em Ciências Agrárias.
A denúncia chegou até à AGE anonimamente, apesar do mesmo teor já ter sido divulgado pelo Sindicato dos Servidores da UEPA (Sinduepa). As informações contidas nos documentos, acusam Rubens Cardoso de ter não ter concluído o doutorado, portanto ele  não teria o título de doutor, pré-requisito básico para ocupar o cargo de reitor de uma universidade pública, como exige o Ministério da Educação, assim como é exigido o título para progressão ao cargo de professor Adjunto na UEPA, promoção alcançada pelo professor em 2012.
Junto com a progressão, o professor obteve benefícios financeiros, como assegura a legislação referente às universidades públicas. A denúncia acusa Rubens Cardoso de ter sido eleito reitor da UEPA, apenas apresentando a ata de defesa de sua tese de doutorado, mas que no período, ele não teria o título necessário. Mesmo se fosse aceita a ata para inscrição da chapa para eleição de reitor, o professor teria que apresentar o diploma em um prazo máximo de 24 meses.
Durante a inscrição Rubens Cardoso declarou que o diploma de doutorado estava em processo de emissão, mesmo seis anos depois de  ter defendido a tese de doutorado.  Após a abertura de investigação pela AGE, o reitor requereu o pedido do diploma à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que emitiu o título em junho deste ano.
Na site do CNPq, o reitor da UEPA informa que é doutor em Ciências Agrárias
Em reposta ao Blog, a direção da AGE e da UEPA enviaram exatamente a mesma nota combinada, abaixo: 
"A Auditoria Geral do Estado (AGE) abriu investigação para apurar denúncia contra o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso. Como o processo tramita em sigilo, nenhuma informação ainda em análise pode ser prestada. Somente ao fim da investigação, a Auditoria Geral do Estado deve divulgar o resultado. O professor Rubens Cardoso foi nomeado reitor em maio de 2017,  pelo então governador Simão Jatene, após análise da lista tríplice encaminhada pela instituição de ensino".
Fonte: Roma News
Auditoria do Estado investiga se reitor da UEPA forjou título de doutor para assumir o cargo em 2017 Auditoria do Estado investiga se reitor da UEPA forjou título de doutor para assumir o cargo em 2017 Reviewed by Alexandre Meireles on julho 06, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário