Estudante paraense representará o Brasil na França em programa de Direitos Humanos
A estudante paraense, Amanda Naif, 22, vai representar o Brasil, no Programa LabCitoyen de Direitos Humanos, em Paris, na França, no período de 30 de junho a 7 de julho.
Amanda é aluna do nono período de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), foi selecionada com outras 49 estudantes de todo o Brasil no programa. Além da paraense, outra estudante brasileira foi selecionada para o evento na França.
O Programa LabCitoyen é um evento que reúne jovens de vários países para discutir temas importantes de direitos humanos. Em 2019 será realizada a sétima edição com a temática - Direitos das mulheres: igualdade e cidadania.
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Todos os anos, 50 jovens do mundo todo são convidados a debater coletivamente grandes temas ligados aos direitos humanos, em Paris. Durante uma semana, o grupo participará de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliês para discutir questões como igualdade, discriminação e violência contra as mulheres, passando por estruturas de poder e de dominação presentes na sociedade.
Serão debatios os seguintes subtemas:
Mulheres, participação política e cidadania
Igualdade profissional
Acesso à educação
Luta contra o assédio e as violências
Religião e direito das mulheres
Projeto Rosas Aprisionadas leva cidadania e esperança a detentas paraenses
Amanda Naif participa de um projeto de pesquisa, coordenado pela professora Juliana Freitas, que desde 2008 atua com mulheres presas. Ela conta que no início, o grupo coletava material de higiene (escova de dentes, absorventes, desodorantes) para distribuir entre as mulheres no Centro de Recuperação Feminino, em Belém.
Porém, neste ano o projeto foi reformulado com o objetivo de atuar na revisão processual das detentas provisórias, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e a Superintendência do Sistema Penal (Susipe), mediante um termo de cooperação entre as instituições.
Além disso, ela participa de um grupo de pesquisa que discute o papel e os desafios das mulheres, especialmente no cárcere. O projeto foi apresentado por Amanda na etapa de seleção do Programa LabCitoyen, no Rio de Janeiro, no começo deste ano. Apenas dois projetos brasileiros foram escolhidos para a etapa final na França.
A participação de Amanda Naif foi proposta por ela própria à professora. "Propus a ideia de participarmos dessa seleção realizada pelo Consulado Francês do Rio de Janeiro, a Aliança Francesa e o Instituto Francês do Brasil. Basicamente, a primeira etapa consistia em enviar meu currículo, um vídeo em francês respondendo à pergunta: “Por que sou interessada pelo direito das mulheres?” e a descrição de um projeto cidadão sobre mulheres", explica a estudante.
Foram enviadas 120 candidaturas, das quais sete foram selecionadas para se apresentarem no consulado do Rio de Janeiro para um júri de mulheres francesas e brasileiras engajadas na causa.
Amanda Naif conta que começou a estudar francês a convite de uma amiga, em 2015, e logo se apaixonou pela língua e pela cultura francesa. "Mesmo agora depois de formada pela Aliança Francesa, gosto de ler, ouvir música, assistir filmes e falar em francês. Tive a oportunidade de fazer um intercâmbio em Bordeaux, em 2018 e fiquei com vontade de voltar ao país, porque só confirmou as expectativas que eu tinha. Tô feliz de representar o Brasil e de falar do Rosas Aprisionadas na França, acredito que é um assunto necessário, que precisa ser debatido com outros jovens para que possamos trocar experiências e encontrar alternativas em conjunto", ressalta a estudante paraense.
Estudante paraense representará o Brasil na França em programa de Direitos Humanos
Reviewed by Alexandre Meireles
on
abril 30, 2019
Rating:
Nenhum comentário