Saiba por que dia 15 de agosto é feriado no Pará?


Em 1823, o Pará era a única província que não fazia parte do Brasil (e sim, a Portugal), mas a pressão para contornar a situação era grande. Na época, Dom Pedro I enviou o comandante de fragata inglês, John Grenfill, ao Pará com o objetivo de incorporar a província ao país recém independente.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO
A adesão do Pará à Independência do Brasil foi assinada no dia 15 de agosto de 1823 na então sede da colônia portuguesa, o Palácio Lauro Sodré. Parte da população se revoltou, pois queria direitos iguais aos dos portugueses que viviam em terras paraenses. Houve uma manifestação onde localiza-se a Praça Frei Caetano Brandão atualmente. Cerca de 256 manifestantes foram colocados no porão do navio Brigue São José Diligente e morreram asfixiados. A embarcação ficou conhecida como Brigue Palhaço, devido a aparência dos paraenses mortos.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Miranda Casa & Construção
Data Magna
O dia 15 de agosto tornou-se a data magna do estado do Pará em 1996 com o projeto de lei proposto pelo então deputado estadual, Zeno Veloso, com o objetivo de celebrar a adesão à pátria e promover ações educativas para lembrar a data.

O assunto será tema do “Borey” desta quinta-feira, 15, no Portal News. O programa estará disponível às 18h no portal, no Facebook e no canal 523 HD da Roma Cabo.
Com apresentação de Lissa de Alexandria, o Borey desta semana receberá o professor de história Diego Maia.
Você pode enviar perguntas e comentários através do Whatsapp (91) 992604599.
Saiba por que dia 15 de agosto é feriado no Pará? Saiba por que dia 15 de agosto é feriado no Pará? Reviewed by Alexandre Meireles on agosto 15, 2019 Rating: 5

Um comentário