PGE autorizou desconto sindical ilegal dos servidores estaduais do Pará

Procurador geral deverá analisar com urgência pedido dos sindicatos - Crédito: Reprodução


"Os servidores estaduais estão indignados com a especulação de que será descontado o imposto sindical para essa entidade fantasma que ninguém sabe quem é", afirma Mateus Ferreira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Nesta quinta-feira, 24, a assessoria jurídica do Sintepp e do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran) protocolou na Procuradoria Geral do Estado (PGE) um ofício ao procurador geral, Ricardo Nasser Sefer, solicitando ao órgão a revogação do desconto do imposto sindical, autorizado pela própria PGE e que está programado para o pagamento deste mês de janeiro, destinado à entidade denominada  Federação dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta, das Fundações e Autarquias do Estado do Pará (FSPEPA), referente ao valor equivalente a 15% da remuneração de um dia de trabalho. 
Os dirigentes de todos os sindicatos estaduais afirmam que desconhecem a FSPEPA e que foram pegos de surpresa com a autorização da PGE, concedida no final de dezembro de 2018 para o repasse do desconto sindical à entidade. "Tal decisão administrativa é recomendada pela Procuradoria-Geral do Estado, através do ofício nº 4965/2018-PGE, de 18 de dezembro de 2018, que informa se tratar de decisão judicial oriunda do processo nº 0000274-69.2018.5.08.0006 (6ª Vara do Trabalho da Capital) e que, efetivado o desconto, deve o valor ser depositado em conta judicial à disposição do juízo até o dia 30 d mês seguinte, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil", profere o ofício, assinado pelo assessor jurídico do Sintepp e Sindtran, Walmir Brelaz.
O advogado alega no documento protocolo na PGE, que nos os autos do processo judicial, constata-se que a Justiça Trabalhista negou a tutela antecipada requerida pela FSPEPA, bem como não a concedeu na sentença para viabilizar o desconto logo agora no pagamento dos servidores estaduais do mês de janeiro. "Portanto, não há qualquer decisão que deva ser cumprida imediatamente", assegura.
O coordenador do Sintepp, assegura, que os representantes dos sindicatos se reunirão para debater o desconto e que deverão ingressar com as medidas legais cabíveis para impedir judicialmente, essa medida considera ilegal e prejudicial à categoria dos servidores públicos.
Reforma Trabalhista já derrubou a obrigatoriedade do desconto sindical
Em junho de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a extinção do desconto obrigatório da contribuição sindical no salário dos trabalhadores é constitucional.
Desde a entrada em vigor da Lei 13.467/2017, que reformou mais de 100 artigos da CLT, o desconto de um dia de trabalho para financiar os sindicatos passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador. Portanto, defendem os sindicalistas, esse desconto para a FSPEPA precisa de autorização das categorias. 
Os representantes dos sindicatos dos servidores estaduais alegam que as categorias já estão legalmente representadas pelos Sintepp e Sindtran, portanto, não cabe à FSPEPA o desconto sindical. No total, há cerca de 100 mil servidores públicos estaduais, juntando as áreas de Educação e Trânsito, são mais de 35 mil funcionários, que deverão ter o desconto sindical no contracheque neste mês.
Além disso, ressalta o ofício à PGE, o desconto da contribuição sindical se refere ao mês de março de 2017, contudo, a determinação é para que se proceda o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento de janeiro de 2019, o que é considerado um contrassenso, uma vez que deveria se levar em conta tanto os servidores quanto suas remunerações correspondentes àquele mês.
Fonte:portal roma news


PGE autorizou desconto sindical ilegal dos servidores estaduais do Pará PGE autorizou desconto sindical ilegal dos servidores estaduais do Pará Reviewed by Alexandre Meireles on janeiro 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário