Samu registra cerca de seis mil trotes apenas em julho


Categorizado como crime, o trote, ou seja, uma ligação de falso comunicado, tem registrado altos índices no município de Belém. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou um levantamento junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu) e registrou, somente no mês de julho deste ano, cerca de seis mil trotes, contabilizados nas mais de 19 mil ocorrências recebidas pelo serviço. O percentual aponta quase 32% de trotes, no universo de ligações feitas ao serviço.
Em grande parte dos casos, a equipe do Samu 192 consegue identificar o trote antes do deslocamento da equipe, mas nem sempre conseguem, por isso, a viatura acaba se deslocando para uma ocorrência com vítima inexistente, identificando o trote apenas na chegada ao local. Além de tirar a vez de quem realmente precisa, ainda há o gasto desnecessário do recurso público e o risco a vida de quem está dentro da ambulância tentando chegar o mais rápido possível até à vítima. 
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Atualmente, o Samu funciona com 16 ambulâncias próprias, como preconiza o Ministério da Saúde, sendo 12 unidades de suporte básico (USBs) e quatro unidades de suporte avançado (USAs). O Samu também possui uma lancha (ambulancha) e quatro motos (motolâncias).
O serviço funciona 24 horas com equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, condutores, telefonistas, equipes administrativas, dentre outros profissionais.
Além da Base Central do Samu, localizada no bairro de Fátima, existem as bases descentralizadas. Algumas podem ser encontradas nas ilhas de Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro, Distrito de Icoaraci, nos bairros do Satélite, Tapanã, Cremação, Guamá, Curió e Marambaia, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, no Palácio Antônio Lemos (sede da Prefeitura), na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Escola de Governo.
Em caso de emergência, ligar 192.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Blog do Grande no (91) 99260-4599
Fonte: Agência Belém
Samu registra cerca de seis mil trotes apenas em julho Samu registra cerca de seis mil trotes apenas em julho Reviewed by Alexandre Meireles on agosto 13, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário