Desmatamento no Pará aumenta quase 60% em apenas um ano, apontam dados do Inpe


Do mês de agosto de 2018 a julho de 2019 a área recoberta por Alertas de Desmatamento aumentou 59,21% em comparação ao período entre agosto de 2017 a julho de 2018. É o que apontam os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), através do sistema DETER, analisados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
 
Em números absolutos, a área dos alertas passou de 1.547 km² para 2.463 km² no Pará. Desse total, 71,32% (equivalente a 184.402,69 hectares) foram registrados em áreas federais e 28,68% (74.161,42 ha) em áreas estaduais.
 
O Estado do Pará atua em combate integrado contra o desmatamento, através de acordos de cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a Polícia Federal para a realização de operações que envolvem as polícias Civil e Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e outro órgãos federais.
 
Segundo informações da Semas/PA no período de 7 a 12 de agosto, agentes da secretaria realizou a operação Falcão Peregrino, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar, em que os agentes percorreram 620 quilômetros em cinco municípios. A força-tarefa seguiu de Moju a Tailândia, no nordeste do Estado e de até Altamira Anapu, na região do Xingu.
 
Foram apreendidos 600 toras de madeira, dois tratores, dois rifles e munições, além do desmanche de um acampamento de extração de madeira ilegal dentro da floresta. Um homem foi autuado por crime ambiental. A estimativa é que a quantidade de madeira apreendida chegue a 2 mil metros cúbicos, o suficiente para encher 100 caminhões.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO
A MELHOR CARNE DA CIDADE

O nome da operação faz referência à ave que voa em grandes altitudes no Brasil e é considerada uma das mais rápidas – alusão ao monitoramento via satélite que o Estado implantou para combater o desmatamento ilegal de forma mais inteligente e precisa.
A tecnologia, é usada pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), que faz o acompanhamento da área de floresta amazônica em território paraense, além do planejamento das ações ambientais de repressão a esse tipo de crime.
O governo paraense assegura que já conseguiu recursos internacionais para combater a devastação da floresta no Estado, fruto da cooperação entre Brasil e Alemanha, por meio do Projeto KfW Bankengruppe (banco KFW). O valor aproximado é de 12,6 milhões de Euros. O acordo foi assinado em junho e deve começar a ser concretizado em 2020. Os recursos deverão ser aplicados até 2023.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Blog do Grande no (91) 99260-4599
 
Fonte: Semas/PA
Desmatamento no Pará aumenta quase 60% em apenas um ano, apontam dados do Inpe Desmatamento no Pará aumenta quase 60% em apenas um ano, apontam dados do Inpe Reviewed by Alexandre Meireles on agosto 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário