Vigilância Sanitária apreende grande quantidade de material de limpeza com validade vencida desde 2018


A Divisão de Vigilância Sanitária do município de Curralinho apreendeu Uma grande quantidade de material de higiene e limpeza com validade vencida, que deveria ser utilizada nos órgãos da rede pública municipal de educação. A apreensão faz parte das fiscalizações no almoxarifado do município, realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo vereador Antônio Corrêa, conhecido como Maradona.
Os produtos de limpeza, como água sanitária, por exemplo, estavam com validade vencida desde junho e dezembro de 2018. Outros lotes do mesmo produto também foram encontrados com vencimento datado de janeiro deste ano, o que torna o material impróprio para consumo. A equipe dos técnicos da vigilância sanitária constatou a irregularidade, lacrou as caixas dos produtos, fez a apreensão e denunciou  à Polícia Civil.
A investigação pela equipe da CPI na Câmara Municipal de Curralinho, começou após um servidor público flagrar um carroceiro, transportando material desviado da Secretaria Municipal de Educação (Semed), como foi divulgado pelo portal Roma News, no dia 23 de junho. O carregamento de material de higiene e limpeza, seria vendido distribuído para ser vendido no comércio local, como foi denunciado.
Na semana seguinte, a Câmara de Vereadores instalou a CPI para investigar as denúncias de desvio de material, de acordo com o vereador Maradona, recebendo apoio da maioria dos vereadores.

Após a repercussão do roubo dos materiais de higiene para serem vendidos em comércios locais, a prefeita do município de Curralinho, Maria Alda Aires Costa, decidiu exonerar o diretor do Almoxarifado da Secretaria de Educação do Município, Francisco da Silva Freitas, responsável pelo armazenamento dos produtos, comprados pelo município para limpeza das escolas municipais.
Além de fardos de papel higiênico, foram desviadas caixas de desinfetante, sabão, água sanitária, entre outros produtos, que são utilizados para higiene dos estudantes e comunidade escolar, além da limpeza das escolas e de toda a estrutura da rede de educação municipal, em Curralinho. 
 O vereador explica, que as fiscalizações iniciaram após as denúncias e que as investigações começaram em visita nas escolas municipais, onde foram detectados muitos materiais com validade vencida. Por isso, a equipe da CPI convocou a Vigilância Sanitária a fiscalização no almoxarifado municipal.
"Nos depósitos nos deparamos com essa situação. Muito material vencido, com validade muito ultrapassada, o que precisa ser investigado mais a fundo. Essa situação precisa ser explicada pela gestão municipal", ressalta o vereador.
Todas as denúncias serão entregues à Promotoria de Justiça do município de Curralinho, afirma o vereador. A CPI pretende desvendar o esquema de compra de produtos, cujo estoque está todo com a validade vencida.
Portal Roma News enviou pedido de informações à Prefeitura Municipal de Curralinho, mas não recebeu resposta. 
Vigilância Sanitária apreende grande quantidade de material de limpeza com validade vencida desde 2018 Vigilância Sanitária apreende grande quantidade de material de limpeza com validade vencida desde 2018 Reviewed by Alexandre Meireles on julho 14, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário