Retirada de likes não vai resolver o problema da baixa autoestima


Esta semana, o Instagram retirou o número de curtidas em fotos e vídeos dos usuários no Brasil. A ação é um teste que busca diminuir a competição entre os seguidores e mudar o foco do usuário nos conteúdos que são compartilhados.
Em nota oficial, a empresa explicou o motivo da atitude que tem dividido opiniões.
 “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”.
A discussão sobre o assunto gerou diversos posts sobre o assunto no próprio Instagram, levantando uma discussão sobre o abalo social e comportamental das curtidas na vida das pessoas.
Para o psicólogo do Hapvida, Fabrício Vieira, estudos apontam que atualmente receber likes pode ter o efeito de dopamina no organismo, ou seja, a liberação do hormônio do prazer e ao mesmo tempo está ligado a depressão. “Sob o olhar da Psicologia, podemos fazer um paralelo com uma observação feita por Skinner, que elencou cinco práticas da sociedade moderna que visa o prazer e consequentemente está ligada a depressão. Uma dessas práticas é o forçamento excessivo de comportamentos “passivos”, ou seja, deslizar o feed do Facebook ou do Instagram, dar biscoitos (gíria para dar curtidas) são comportamentos atraentes, cativantes, curiosos, divertidos, gostosos e encantadores. No entanto esses comportamentos não reforçam mais que olhar, saborear, assistir, ler e ouvir sentado no sofá ou deitado na cama. Além disso, receber curtidas significa aprovação e é um sistema de recompensa. Existem ainda vários estudos que falam dos efeitos que isso causa em nosso cérebro, como por exemplo a liberação de dopamina, hormônio ligado ao prazer”.
ESPAÇO PUBLICITÁRIO


Para o especialista, o comportamento dos usuários aponta uma grande movimentação para obter cada vez curtidas. “Esta movimentação chega ao ponto de um usuário apagar uma foto porque não obteve curtidas ‘suficientes’ e gerar notícias. E fazem isso da forma mais óbvia, compartilhando uma estética construída para parecer real e desejável. Isso se traduz em padrões de corpo, estilo de vida, alimentação, etc, que é inalcançável para a maioria das pessoas. Em paralelo existem ainda pessoas que ganham dinheiro com likes. Os influencers digitais têm a capacidade de atrair o interesse de empresas em vincular publicidade em suas contas, ou até mesmo vendem seus produtos e serviços. Quanto mais curtidas, maior o alcance e maior a possibilidade de gerar renda e prestígio”
Para o psicólogo, as redes sociais já começam a entender que seus espaços devem ser um local para as pessoas se expressarem, e não um concurso de popularidade, mas acredita que a medida não acabará com os problemas de baixa autoestima gerados. “Acredito que além disso, a iniciativa do Instagram pretende deixar o ambiente menos tóxico e competitivo. Remover a economia de likes não acabará com os problemas que a rede social causa em pessoas com baixa autoestima, nem irá favorecer aqueles que usam a comparação social de maneira insalubre”.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Blog do Grande no (91) 99260-4599
Retirada de likes não vai resolver o problema da baixa autoestima Retirada de likes não vai resolver o problema da baixa autoestima Reviewed by Alexandre Meireles on julho 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário