Pará já registrou 360 novos casos de hepatite em 2019


Um mal silencioso que pode provocar graves danos à saúde. A hepatite teve seu dia mundial, lembrado ontem (28), em uma ação do Julho Amarelo, que conscientiza contra a doença. Um mutirão foi realizado no sábado (27) durante toda a manhã, na Praça da República, em Belém, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).
Os visitantes puderam conhecer a importância das ações de prevenção a hepatite, sobretudo, aos pacientes portadores do diabetes e acima dos 30 anos, e as formas como a doença é transmitida, além de exames rápidos, orientações e a distribuição de preservativos.
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
De acordo com Deborah Crespo, médica hepatologista e chefe da Divisão de Controle das Doenças Transmissíveis da Sespa, existem casos que a pessoa seja portadora de alguma variação da hepatite sem saber ou não conhece o acesso aos tratamentos. “A hepatite é uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sinais. Pelos testes rápidos de hoje, os pacientes que foram diagnosticados receberão a vacina e encaminhamento para realizar um tratamento mais completo”, disse a médica hepatologista.
A preocupação aumenta com as pessoas portadoras do diabetes, porque elas podem ter herdado justamente por causa da hepatite. “Principalmente a hepatite C, já que ela apresenta ao paciente o risco quatro vezes maior dele desenvolver o diabetes tipo 2, em relação a uma pessoa que não seja portadora do vírus da hepatite. Mas, além disso, as hepatites C e D também podem desenvolver no paciente a cirrose ou o câncer de fígado”, completou.
REGISTROS
Segundo a Sespa, no ano passado foram registrados 857 casos de hepatites virais, sendo 390 do tipo B e 313 do tipo C no Pará. Já neste ano, até o dia 23 deste mês, já foram contabilizados 186 pacientes com o tipo B e 174 do tipo C da doença, totalizando 360 novos casos. “A doença possui tratamento nas unidades de saúde. Inclusive, é totalmente gratuito”, ressaltou Crespo.
As unidades móveis da Sespa ficaram estacionadas na frente do Theatro da Paz. A autônoma Daniela Conceição, 22 anos, teve um motivo forte para participar da ação. “Há 4 meses eu perdi meu filho de apenas 4 anos por causa da hepatite. Ele sentia fortes dores, o levei para a Santa Casa e ele foi diagnosticado com a doença, mas já estava avançado e ele não resistiu. Agora, trouxe minha outra filha, porque eu sei que a hepatite pode ser tratada, principalmente se ela for descoberta o quanto antes”, concluiu.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Blog do Grande no (91) 99260-4599

(DOL)
Pará já registrou 360 novos casos de hepatite em 2019 Pará já registrou 360 novos casos de hepatite em 2019 Reviewed by Alexandre Meireles on julho 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário