Crateras e lamaçal tomam conta de rua em Belém


Todas as manhãs a dona de casa Ednalva Bonifácio, de 55 anos, precisa escorrer a lama que se acumula na calçada. Ela é uma das moradoras da Sexta Rua do conjunto Gleba, no bairro da Marambaia, que está sendo diretamente prejudicada pelo lamaçal e pela buraqueira que tomam conta da via. Um trecho de aproximadamente 50 metros da via está intrafegável para veículos pequenos.
Para desviar dos buracos alguns motoristas dirigem pelas calçadas, colocando em risco a segurança dos pedestres e moradores. Até carros grandes - como caminhões e micro-ônibus - passam com dificuldades pelos buracos. O nível de água empoçada chega a uma altura que a lama é jogada para dentro das residências.
O problema começou, segundo a comunidade, junto com as obras do BRT Augusto Montenegro. Isto porque a rua passou a ser usada como rota alternativa de escoamento do trânsito. No entanto, a via, apesar de larga, não tinha uma estrutura de pavimentação que favorece ao fluxo intenso de veículos trafegando por ali. O resultado foi que o asfalto começou a ceder em diversos pontos e os buracos começaram a tomar conta da via. “Não tinha como aguentar, era uma pavimentação antiga e os carros que passavam – alguns ainda passam por aqui – são pesados. São caminhões com cargas que desviavam por aqui”, explicou dona Ednalva.
Ela mantinha uma venda de lanches e tacacás na porta da sua casa, mas teve que fechar o empreendimento porque os carros estavam passando pela calçada, quando não, os veículos espirravam lamas nos clientes e com isso eles deixaram de frequentar a lanchonete. “Foi um prejuízo porque eles (os clientes) sentavam na calçada no fim da tarde e quando o carro passava fazia pequenas ondas de lama que chegavam aos pés dos clientes”, explicou.
O agente de segurança Elizeu Marques, 50, lembrou que os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) chegaram pontualmente para os moradores. Muitos deles já pagaram em cota única, inclusive. “Mas não estamos vendo o retorno desse dinheiro”, reclamou o morador. A situação ficou ainda mais complicada porque a Prefeitura de Belém não realizou a coleta de lixo domiciliar, na última terça-feira. Ontem, os sacos de lixo ainda estavam na frente das casas aguardando o recolhimento. A Sexta Rua só não tem acúmulo de lixo e entulhos porque a comunidade tenta manter a via limpa.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), informou que vai enviar uma equipe técnica a rua Sexta para verificar a situação. A nota encaminhada pela Administração Municipal não diz se há algum projeto para a área.
Fonte:(Denilson D’Almeida/Diário do Pará)
Crateras e lamaçal tomam conta de rua em Belém Crateras e lamaçal tomam conta de rua em Belém Reviewed by Alexandre Meireles on junho 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário