Universidades do Pará organizam 'Jornada em Defesa da Reforma Agrária'


Entre os dias 23 (terça) e 26 (sexta) de abril de 2019, acontece mais uma edição da 'Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária' (JURA). Neste ano, o evento percorre algumas Universidades do Estado, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém e Cametá; além da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para participar da programação basta comparecer nos dias correspondentes de cada Campus


A orientação é de que a JURA 2019 se centre em três grandes temas principais, com os acréscimos e temperos que cada realidade ou o momento político de sua realização exigir, ou seja, a questão agrária (interface entre lutas quilombolas, indígenas, camponesas, ribeirinhas, sem-terra), a Defesa da Educação Pública e o Direitos Humanos.
Importância da ação - As JURAs são realizadas durante o mês de abril, quando ocorreu o massacre de Eldorado do Carajás, em 1996, como parte das atividades de luta que integram o "Abril Vermelho", protagonizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
As ações buscam chamar atenção para os acontecimentos no campo, como massacres, chacinas e morte de camponeses e lideranças de povos tradicionais; criminalização dos movimentos sociais e extermínio de defensores de direitos humanos; depredação da natureza com aumento do desmatamento e uso abusivo de insumos químicos e agrotóxicos; além da expulsão dos povos do campo de seus territórios.
Programação - No dia 23 de abril, das 9 às 21h, a UFPA irá ceder o Vadião para o evento. Seguindo no dia 24, das 9 às 18h, nos espaços da UEPA. E, nos dias 25 e 26 de Abril, na UFPA/Campus Cametá, se encerrará o evento junto ao “III Encontro Regional da Licenciatura em Educação do Campo”.
Também serão ofertadas as atividades: Feira com os produtos da Reforma Agrária; Místicas e Programação Cultural; Exposição de Fotos sobre a Questão Agrária; Roda de Conversa sobre a Questão Agrária no Estado do Pará e Oficinas com as temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos e da Educação Pública.
JURA - Com o objetivo de colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que a circundam. O projeto teve início em 2014 com a participação de 40 Universidades e Institutos Federais. Atualmente, é realizada por mais de 60 Instituições de Ensino Superior do Brasil. A JURA é um movimento de universidades de todo país.
No ano de 2014, mais de 40 Universidades e Institutos Federais fizeram suas Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária. Nos anos seguintes, os Institutos de Ensino Superior (IES) se incorporaram a causa, e, em 2018, mais de 60 IES realizaram a JURA em seus espaços.
Serviços:
Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA)
Data:  23 a 26 de abril de 2019
Local:  UFPA, campus Belém/Cametá e UEPA
Acesse aqui a programação.

Com informações da Ascom da UFPA.
Universidades do Pará organizam 'Jornada em Defesa da Reforma Agrária' Universidades do Pará organizam 'Jornada em Defesa da Reforma Agrária' Reviewed by Alexandre Meireles on abril 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário