Cidades do Pará em situação de emergência ainda terão chuvas intensas em abril


Os paraenses devem se preparar para mais chuvas no mês de abril. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) chuvas acima da média histórica devem ocorrer em algumas regiões do Estado, incluindo aquelas que possuem municípios em estado de Emergência.

O nordeste paraense, a Ilha do Marajó, a área ao longo do Baixo Amazonas e também a porção norte do rio Tapajós são os locais mais suscetíveis às chuvas intensas que variam de 350 a 500 milímetros.

Mal sinal para quem vive em cidades como São Domingos do Capim e São Miguel do Guamá, onde famílias tiveram que sair de casa devido às enchentes.

Além dos dois municípios, Cachoeira do Ariri, na Ilha do Marajó é o terceiro lugar que ainda deve passar por chuvas intensas e que continua na lista de quem decretou situação de emergência.

Já as regiões sudeste e sudoeste do Pará que possuem oito cidades em situação de emergência devem ficar dentro da média histórica. Nesses lugares as chuvas oscilam de 200 a 300 milímetros na área que abrange os municípios de Marabá, Santana do Araguaia, Altamira e Itaituba.

Estado de Emergência

De acordo com a Diretoria de Hidrografia da Marinha (DHN), as marés para o mês de abril não ultrapassarão o nível de 3,5 metros em Belém, 4 metros na Ilha de Mosqueiro e 5,5 metros em Salinópolis. Em função da persistência de chuvas nos momentos de preamar, ainda há riscos de alagamentos e grandes movimentos de água nesses locais.

A Defesa Civil informa que continuam em situação de emergência as cidades de Bom Jesus do Tocantins, Cachoeira do Arari, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Novo Progresso, Pacajá, Paragominas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Capim, São Geraldo do Araguaia e São Miguel do Guamá.

Por G1 PA
Cidades do Pará em situação de emergência ainda terão chuvas intensas em abril Cidades do Pará em situação de emergência ainda terão chuvas intensas em abril Reviewed by Alexandre Meireles on abril 01, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário