Conheça a história por trás da lenda da Momo

Esta é a cara da "Momo" - Crédito: UIDI/Twitter

Ela se chama Momo e sua aparência é aterrorizante: olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. Em julho do ano passado, a sua imagem ficou famosa pelo WhatsApp, disseminada como um desafio viral. Mas autoridades e especialistas advertiram que poderia ser algo muito mais sério do que uma simples distração online.

O fenômeno se estendeu por todo o mundo, da Argentina aos Estados Unidos, França e Alemanha. "Tudo começou em um grupo de Facebook onde os participantes eram desafiados a começar a se comunicar com um número desconhecido", publicou no Twitter a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco, no México.

Vários usuários disseram que, se enviassem uma mensagem à Momo do seu celular, a resposta vinha com imagens violentas e agressivas. Aliás, há quem afirme que teve mensagens respondidas com ameaças. Isso gerou um pânico em pais de crianças e adolescentes que entraram na brincadeira perigosa.

Como todo bom filme terror, a história da Momo ganhou uma parte dois. Nos últimos dias, a personagem virou um dos assuntos mais falados da internet, chegando ao primeiro lugar dos Trending Topics do Twitter. Os internautas relatam o medo da lenda e se mostram preocupados com as crianças que assistem aos vídeos.

"Eu tenho 25 anos e tenho medo do momo vim me pagar de noite, imagina as crianças. Meu senhor gzuiz cristo credo alguém pera esse troço pic.twitter.com/ekDBmcS2gk — Dora Figueiredo (@dorafigueiredo) 18 de março de 2019"

"Pode doer, mas você precisa ser corajoso!"
É gente o mundo ta perdido
Conseguiram reviver a momo p faze uma bosta dessas pic.twitter.com/cXNlPqSwVu — omae wa mou shindeiru (@Mrs_Baka) 18 de março de 2019

NÃO DEIXEM SUAS CRIANÇAS ASSISTIREM AO YOUTUBE SOZINHAS

"talvez nem todos saibam mas essa personagem aí é a momo ela interrompe vídeos de crianças como baby shark, slime, galinha pintadinha entre outros. com passo a passo e desafios de + pic.twitter.com/sG5CY5Cx9Q — memento mori (@capburnss) 18 de março de 2019"

Tudo isso por causa da polêmica envolvendo o Youtube, em que usuários relataram a presença da Momo em alguns vídeos infantis ensinando e expectador a se suicidar. Os conteúdos denunciados começam com imagens de desenhos infantis, mas que logo começam a passar mensagens macabras, que incitam violência e até mesmo suicídio.

O Youtube informou via Twitter que não encontrou nenhuma evidência real da aparição da Momo em sua plataforma. Porém, a empresa encorajou que as pessoas denunciem caso encontram vídeos contendo o “desafio da Momo”.

Sobre o desafio Momo: não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie. — YouTube Brasil (@YouTubeBrasil) 15 de março de 2019

Mas então, quem é a Momo e qual a sua verdadeira origem? No Dicionário Popular, encontramos um dossiê de informações sobre a lenda urbana da internet que agora, está sendo procurada pelo Ministério Público Federal. Confira:

Momo é um apelido dado à escultura de uma jovem mulher com longos cabelos negros, grandes olhos, um largo sorriso e pernas de pássaro. Em 2018, sua imagem ficou associada a uma lenda urbana envolvendo um número de telefone do WhatsApp que envia mensagens perturbadoras para aqueles que tentam entrar em contato com ela.

Após o alerta sobre a Momo, a estranha criatura sumiu da internet por alguns meses, retornando em fevereiro de 2019, desta vez atrelada a um desafio viral que surgiu no Whatsapp. O desafio se assemelha ao antigo “Desafio da Baleia Azul”, que foi acusado de promover suicídio e atos de violência entre crianças em todo o mundo.

De onde veio essa criatura?

A imagem do momo perfil da “Momo” não é uma pessoa, muito menos um espírito. É uma escultura foi criada pela empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory, que depois foi exposta em um museu localizado no distrito de Ginza, em Tóquio.

Chamado de 'Vanilla Gallery', este lugar é conhecido por fazer exposições de arte alternativas e aterrorizantes. Em 2016 eles abriram uma exposição sobre fantasmas e espectros, na qual esta escultura humanoide de "mulher-pássaro" se destacou.



Muitos visitantes foram ao local para tirar fotos com esta escultura perturbadora, que posteriormente foi utilizada por alguém para amedrontar pessoas na Internet.

Como esse mito se espalhou?

Tudo começou quando alguém compartilhou um número de telefone (+81435102539) dizendo que supostamente era um número amaldiçoado. O código (+81) indica o telefone pertencente a alguém no Japão, e a mensagem que acompanha o perfil da Momo é "? ? ? ? ? L ? ? ? ? ?" que significa "As pessoas me chamam de L", em japonês.

O desafio não era apenas adicionar o número de telefone, mas falar com ele. Supostamente a pessoa por trás do número, que se chama "Momo", é capaz de falar em vários idiomas e iniciar uma conversa. Vários internautas decidiram escrever para tentar a sorte, mas o que encontraram não foi nada agradável. Quando você adiciona ou entra em contato com ele, aparece a imagem da Momo.

Entre as histórias que são contadas sobre as pessoas que escreveram para Momo, está o fato de que aparentemente essa pessoa sabia sobre suas vidas. "Momo" tinha informações sobre amigos próximos, lugares frequentes e certas atividades. Outras pessoas descreveram que receberam ameaças ou mensagens aterrorizantes.

Uma das variantes do desafio é de conversar com ela às 3:00 da manhã, que é supostamente o “horário dos demônios”. Também não se pode deixar que 'Momo' escreva mais de duas vezes seguidas, e também não se deve repetir as mensagens enviadas à ela. Caso contrário, você poderia sofrer uma morte terrível.

Qual o verdadeiro perigo que a Momo oferece?

Especialistas dizem que a "Momo" conseguia as informações sobre as pessoas através do seu número de telefone. Um bot cruzava as informações com as contas de mídias sociais vinculadas e então conseguia outros dados como nome, país onde mora ou mesmo seu endereço.

O real perigo por trás dessa criatura não é o fato dela ser sobrenatural, mas sim o que ela pode fazer com seus dados, que podem ser vendidos, ou usados para fazer ameaças à pessoa que está assustada. Então é importante não entrar em contato com esse número, e caso já tenha feito isso, não repassar ou continuar a conversa.

Fonte: BBC News e Dicionário Popula
Conheça a história por trás da lenda da Momo Conheça a história por trás da lenda da Momo Reviewed by Alexandre Meireles on março 19, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário