Polícia Civil dá apoio em operação para garantia do defeso do caranguejo-uçá no nordeste paraense


A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema), deu apoio interinstitucional à Operação Ucides Cordatus realizada em nível nacional pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para preservação ambiental dentro do período de defeso da espécie Caranguejo-Uçá. O defeso corresponde ao período em que a espécie sai de seu habitat para se reproduzir (acasalamento).

Por determinação do diretor da Dema, delegado Waldir Freire, a equipe da Polícia Civil acompanhou as atividades de checagem de Declaração de Estoque e Vistoria em feiras, portos e ramais das cidades de Bragança, Viseu, Augusto Correa, Tracuateua e Santarém Novo, no nordeste do Pará, onde a espécie era comercializada.

Iniciada no último dia 22 de janeiro, a fiscalização se estendeu até final desse mês na região. De acordo com o delegado Claudio Gomes, barreiras noturnas, atendimento de denúncias, colagem de cartazes e distribuição de informativos (folders) foram realizados durante a ação policial. Ao todo, mais de 5 mil caranguejos-uçá foram soltos. As espécies foram devolvidas ao seu habitat na época do acasalamento. Além disso, ressalta o delegado, foi realizada a repressão à caça de marrecas nos municípios da região.
Polícia Civil dá apoio em operação para garantia do defeso do caranguejo-uçá no nordeste paraense Polícia Civil dá apoio em operação para garantia do defeso do caranguejo-uçá no nordeste paraense Reviewed by Alexandre Meireles on fevereiro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário