Motoristas de aplicativo podem fechar vias de Belém nesta segunda

Motoristas de aplicativo de mobilidade urbana de Belém podem fechar diversas vias na manhã desta segunda-feira, 11, em protesto ao decreto publicado na última sexta-feira, 8, no Diário Oficial do Município, que afeta profissionais que circulam pela capital paraense. Apenas carros fabricados a partir do ano de 2013 é uma das mudanças do decreto.
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
O grupo se reuniu no último sábado para definir a organização da paralisação. Ficou decidido que o protesto será em frente à Prefeitura de Belém e na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Está previsto para que 600 motoristas participem do protesto.
“É uma matéria bastante complexa, complicada, que mexe com interesses contraditórios e por isso é impossível a total unanimidade, mas o regulamento apresenta avanços na busca de compatibilizar interesses, focado também nas limitações que são impostas aos municípios pela legislação federal sobre o tema”, frisou o prefeito Zenaldo Coutinho.
O Sindicato de Motoristas de Transportes por Aplicativo do Estado do Pará (Sindtapp) é contra a paralisação e afirma que os sindicalizados não irão participar do protesto.
CADASTRO
Começa nesta segunda-feira, 11, o processo de cadastramento ao Sistema de Transporte Individual Privado Remunerado de Passageiros - Sistirp em Belém. O sistema, legalizado pela Prefeitura de Belém, determinando as regras para a prestação do serviço de transporte de passageiros por aplicativo na capital, respeitando as leis de mercado que regem o setor. Todos os motoristas que trabalham atualmente com aplicativo poderão se inserir no sistema, que prevê prazo de adaptações a quem precisar se adequar.
O regulamento determina que as viagens só serão efetuadas por meio da plataforma digital, ficando expressamente vedada a aceitação de chamadas realizadas por outros meios, em especial diretamente em vias públicas. Dessa forma, fica também vedada a concorrência com taxistas e mototaxistas, fazendo paradas em pontos destinados a eles ou em paradas de ônibus.
Essas e outras infrações seguem descritas no regulamento e para cada irregularidade há uma punição que vai desde multa – cujos valores variam entre R$ 50 e R$ 400 –, suspensão da licença e abertura de processo administrativo até apreensão do veículo, dependendo do caso e gravidade. A fiscalização será realizada por agentes da Semob.
(Ajude-nos a construir este espaço de notícias, informe o seu evento, ou da sua comunidade; denuncie; mostre a sua rua, o seu bairro; aconteceu perto de você? comunique o fato temos uma equipe preparada para lhe atender e transformar a sua informação em notícia. Entre em contato com nosco:Zap.: 99260-4599. Obs.: Em breve estaremos lançando um novo site. Vem aí... "O GRANDE NEWS" aguarde...)
Fonte:Portal poma news
Motoristas de aplicativo podem fechar vias de Belém nesta segunda
Reviewed by Alexandre Meireles
on
fevereiro 11, 2019
Rating:
Nenhum comentário