Pará é um dos estados com menos profissionais inscritos no 'Mais Médicos'

Pará é um dos estados com menos profissionais inscritos no 'Mais Médicos' (Foto: Karina Zambrana/Ascom/MS)

ais. 
Ainda segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro postos sem inscritos está localizado em distrito sanitário indígena. Elas estão espalhadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis. Contrariando as estatísticas da Região Norte, as vagas do Sudeste foram totalmente preenchidadas. Já na Região Sul, apenas 62 vagas no Rio Grande do Sul não tiveram inscritos. 
SEM ATENDIMENTO
Uma das cidades atingidas pela falta de atendimento é Paragominas, no sudeste do Pará. O agricultor Josemar Alves, de 36 anos, relata o sofrimento para buscar atendimento para a filha Juliana, de 5. A menina é portadora de asma e apresenta constantes crises e precisa de atendimento médico para fazer inalação, já que não possui o aparelho em casa. 
"Nos postos de saúde até encontramos médicos, mas quando um falta no plantão, não tem ninguém para ocupar a vaga. É quando sentimos a maior necessidade deles", conta Alves.
De acordo com Roberto Gomes, coordenador da Atenção Primária de Saúde do município, a única forma de corrigir a falta de atendimento médico em decorrência da saída dos cubanos, quando novos profissionais ocuparem as vagas. "Contamos que os médicos venham e fiquem no município. Eles fazem parte do nosso planejamento da atenção básica e a população conta com isso", reforça. A cidade disponibilizou 11 vagas do programa, onde três ainda não foram preenchidas. 
Outra cidade que também aguarda os novos profissionais é Breves, na região do Marajó. Do total de vagas ofertadas, sete ainda estão à espera de interessados. 
(Com informações do Notícias ao Minuto)
Pará é um dos estados com menos profissionais inscritos no 'Mais Médicos' Pará é um dos estados com menos profissionais inscritos no 'Mais Médicos' Reviewed by Alexandre Meireles on janeiro 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário