Tailândia: siga operação de resgate de meninos e treinador presos em caverna
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/n/1/kqiitgTAelViKbkBei4w/fotos-meninos.jpg)
Após nove dias de intensas buscas, o grupo dos meninos e do técnico foi encontrado na segunda-feira (2) por dois mergulhadores britânicos. Eles estavam desaparecidos desde 23 de junho, após um treino de futebol. Por causa do tempo ruim, eles entraram na caverna para se abrigar, mas foram surpreendidos por uma inundação que bloqueou as galerias subterrâneas.
Embora as equipes de resgate tenham conseguido retirar uma grande quantidade de água do sistema de cavernas, só é possível percorrer sem grandes perigos 1,5 km dentro da montanha. Mas a maior parte da jornada ainda é muito traiçoeira. Um mergulhador experiente leva até 11 horas para uma viagem de ida e volta.
As equipes começaram a esvaziar a área para a operação de resgate no final da noite deste sábado (7), manhã na Tailândia. Foram desobstruídas a área no entorno da entrada caverna e também as estradas de acesso à região. Os mais de mil jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da caverna.
Uma das maiores preocupações é a condição climática na região: chove fraco neste domingo, mas nuvens escuras, típicas da época de monções, permanecem sobre o norte montanhoso do país. Há a previsão de uma tempestade que se aproxima e deve chegar à região da caverna em até 5 dias.
Como o nível da água baixou muito nas últimas horas, o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, está otimista que a operação de resgate de todos os garotos e o treinador pode levar dois dias e não os 4 dias estimados anteriormente.
O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, informou que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, entraram na caverna Tham Luang e iniciaram a jornada de cerca de 6 horas até o grupo, que está isolado a cerca de 4 km da entrada da montanha.
Toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.
Tailândia: siga operação de resgate de meninos e treinador presos em caverna
Reviewed by Alexandre Meireles
on
julho 08, 2018
Rating:
Nenhum comentário