Campanha de vacinação contra pólio e sarampo realiza Dia D
A mobilização nacional do Dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo será neste sabado (18), em todo o Brasil. No Pará, ao menos 11% do público-alvo foi vacinado, estima a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Neste ano, a meta é de 90% de vacinação. Neste sábado, centenas de Unidades Básicas de Saúde e postos volantes estarão a postos para vacinar crianças de um a menores de cinco anos, independente da situação vacinal.
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida como gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Segundo a Sespa, a orientação para as Secretarias Municipais de Saúde é de que o sistema de informação seja mantido atualizado para facilitar o entendimento da situação de cobertura vacinal no Pará.
Só no Pará, houve queda para a cobertura de poliomielite de 101,54% em 2011 para 66,21% no ano passado. A situação também foi recorrente com a imunização contra o sarampo, que atingiu uma cobertura de 109,25% em 2011 e só atingiu 69,90% do público alvo com as doses de Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Segundo recomendação do Ministério da Saúde, a prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos, que são mais vulneráveis às doenças e suas complicações. Para atender a esse público, o órgão federal enviou à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) 1,5 milhão de doses das três vacinas, sendo 41.830 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 743.200 mil doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 713.500 mil da Tríplice Viral.
As doses já foram enviadas aos 13 Centros Regionais de Saúde, que fazem a distribuição aos municípios de abrangência para que a aplicação das vacinas seja feita nas Unidades Básicas de Saúde. A orientação é que a campanha seja indiscriminada, ou seja, que se vacine todas as crianças dessa faixa etária no país e para manter coberturas homogêneas de vacinação. A logística da aplicação das vacinas na população é organizada por cada Secretaria Municipal de Saúde, que também é responsável pela execução do Dia D.
Veja outra matéria que indica como funcionará aqui em São Miguel do Guamá. Clique aqui.
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo realiza Dia D
Reviewed by Alexandre Meireles
on
agosto 18, 2018
Rating:
Reviewed by Alexandre Meireles
on
agosto 18, 2018
Rating:

Nenhum comentário